O domínio dos
modos
gregos, tríades maiores
e menores
e tétrades
será necessário, porque ele (Campo Harmônico) será montado em cima disso. Isso
não tem como fugir. E aqui vou me basear no fato que você já
domine parte desses assuntos porque senão ficará muito extenso.
Maaaaaaaaaaaaaaaaaaaas, caso queira apenas utilizar o momento decoreba dos Campo Harmônicos, tem algumas postagens antigas.
Campo
harmônico maior – Simplificado
Campo
harmônico menor - Simplificado
Campo
Harmônico maior – Avançado
Campo
Harmônico menor – Avançado
Vamos ao
trabalho... como sempre FAREMOS TODO O CAMPO HARMONICO DO C (dó maior).
ESCALA MAIOR DE C
C – D – E – F
– G – A – B
MODOS GREGOS DE C
Jônio
C – D – E – F
– G – A – B
Dórico
D – E – F – G
– A – B – C
Frígio
E – F – G – A
– B – C – D
Lídio
F – G – A – B
– C – D – E
Mixolidio
G – A – B – C
– D – E – F
Eólio
A – B – C – D
– E – F – G
Lócrio
B – C – D – E
– F – G – A
Como já
expliquei nas postagens anteriores, todo acorde maior natural é formado por
apenas 3 notas de sua escala que é a primeira, a terceira e a quinta, e como
estamos no tom de C, essas 3 serão C, E e G!!! Resumindo, TRÍADE! Para o
exercício dessa postagem utilizaremos mais 1 nota, ou seja, será uma tétrade!
Assim daremos início ao C.H. mais avançado pra dar aquele tchan nos seus
acordes nos shows.
Jônio (primeiro grau) ou seja, será o
primeiro acorde que montaremos.
C – D – E – F
– G – A – B
A base será a
mesma: primeira, terceira e quinta. Acrescentaremos apenas a sétima nota da
escala ao acorde.
C – D – E – F – G – A – B
Se você
realmente entende o que eu disse que seria requisito mínimo pro exercício e
montar esse acorde no seu instrumento, verá que é o acorde de C7+ ou C7M ou
Cmaj7... DÓ COM SÉTIMA MAIOR, DÓ COM SÉTIMA AUMENTADA OU DÓ MAJ SETE!!! Não
importa o jeito que você vai escrever, é esse o acorde. Já ouvi e vi escrito de
tantas formas que pra mim dá na mesma, o importante é entender kkk
Enfim, já
encontramos o primeiro acorde do C.H. de C. Bora encontrar o segundo.
Dórico (segundo grau) ou seja, será o segundo
acorde que montaremos.
D – E – F – G
– A – B – C
Mesmo esquema
do anterior. Primeira, terceira, quinta e sétima nota.
D – E – F – G – A – B – C
Se juntarmos
as 4 notas, formamos o acorde de Dm7 – RÉ MENOR COM SÉTIMA ou RÉ MENOR SETE
Bora pro
terceiro agora.
Frígio (terceiro grau) ou seja, será o
terceiro acorde que montaremos.
E – F – G – A
– B – C – D
E mais uma
vez, o mesmo esquema. Primeira, terceira, quinta e sétima nota.
E – F – G – A – B – C – D
Organizadas
as 4 notas, formamos o acorde de Em7 - MI MENOR COM SÉTIMA ou MI MENOR SETE
Próximo
Lídio (quarto grau), quarto acorde!!!
F – G – A – B
– C – D – E
Adivinha? A mesmo
esquema. Primeira, terceira, quinta e sétima nota.
F – G – A – B – C – D – E
Juntou tudo,
acabamos de encontrar o F7+, F7M ou Fmaj7 - FÁ COM SÉTIMA MAIOR, FÁ COM SÉTIMA
AUMENTADA OU FÁ MAJ SETE!!!
Adiante...
Mixolidio (quinto grau)... quinto
acorde!!!
G – A – B – C
– D – E – F
E dá-lhe primeira,
terceira, quinta e sétima nota novamente.
G – A – B – C – D – E – F
Aí está mais
um acorde!!! O acorde de G7 – SOL COM SÉTIMA OU SOL SETE
Penúltimo
agora!!!
Eólio (sexto grau), sexto acorde
A – B – C – D
– E – F – G
Aposto que
você já sabe qual será a fórmula do próximo acorde... isso mesmo, primeira,
terceira, quinta e sétima nota.
A – B – C – D – E – F – G
E assim nasce
um Am7 – LÁ MENOR COM SÉTIMA OU LÁ MENOR SETE
E finalmente
chegamos ao último acorde do nosso campo harmônico. UFA!!!
Lócrio (sétimo grau)
B – C – D – E
– F – G – A
Já sei que
não preciso falar mais qual a fórmula, até porque você já deve ter sacado, já
que fizemos isso o tempo todo. Falarei só pra desencargo de consciência e
depois você não poder reclamar que não foi avisado rsrs... primeira, terceira,
quinta e sétima nota.
B – C – D – E – F – G – A
E assim
formamos o acorde de Bm7/5b, Bm7/5- ou BØ... SÍ MENOR COM SÉTIMA E QUINTA DIMINUTA, SÍ MENOR COM SÉTIMA E
QUINTA MENOR, SÍ MENOR COM SÉTIMA E QUINTA BEMOL, MEIO DIMINUTO!!! É outro
acorde que também já vi escrito de trocentas formas... e agora vamos organizar
os acordes que montamos.
JÔNIO
C7+
DÓRICO
Dm7
FRÍGIO
Em7
LÍDIO
F7+
MIXOLÍDIO
G7
EÓLIO
Am7
LÓCRIO
Bm7/5-
Então nosso
Campo Harmônico de C ficou assim: