Pesquisando
na internet, encontrei um texto muito legal sobre a história do cavaquinho.
Espero que gostem!
O CAVAQUINHO
Para que os amantes da música possam saborear uma bonita sonoridade, nada melhor do que aprender a tocar o instrumento responsável por essa sonoridade.
Os
instrumentos do ambiente popular português, nem sempre são bem vistos pelos
músicos profissionais. As principais razões invocadas são a sua deficiente
afinação e os seus pobres recursos para executarem determinadas músicas.
Mas, um instrumento popular foi criado para representar um determinado ambiente musical. Ele identifica-se com o pulsar dum povo, onde as suas modas, as canções de trabalho, as festas e romarias e a sua identidade são ilustradas, musicalmente falando. Este pequeno contributo visa dar a conhecer o nosso Cavaquinho, com a sua história, a arte de o tocar, as viagens que fez nas mãos dos nossos emigrantes, os construtores e finalmente a construção deste pequeno grande instrumento.
O Cavaquinho é um instrumento popular, que pode afinar rigorosamente e mediante a afinação que tiver, tocar muitas músicas. A provar esta afirmação estão as partituras feitas pelos seus descendentes, como o Braguinha da Madeira, o “Ukulele” do Hawaii, o Cavaquinho do Brasil ou o de Cabo Verde.
Dentro da sua simplicidade e com a sua afinação mais popular, o Cavaquinho continua a ter a sua verticalidade e quando tocado pelas mãos do povo grita bem alto, como que em sinal de protesto, fazendo frente àqueles que lhe pretendem dar um menor valor musical. Como em tudo na vida, há bons e maus Cavaquinhos. Por isso quando se decidir por comprar este belo instrumento português, não compre gato por lebre. Seja exigente na sua compra.
Leia mais em www.jose-lucio.com
Autor: José
Lúcio Ribeiro de Almeida