Inversão

Inversão

Os acordes C/E, D/F#, E/G#, F/A, G/B, A/C#, B/D# e mais uma infinidade de acordes com uma nota ao invés de um número após a barra ( / ) são acordes invertidos. Acordes invertidos são compostos pelas mesmas notas que o acorde principal, apenas os baixos que mudam. Por isso que se fala "Dó com baixo em Mi" (C/E), "Ré com baixo em Fá sustenido" (D/F#) e por aí em diante.
D/F# = Ré com baixo em Fá sustenido.

Pegando as notas do acorde de D(Ré) temos as notas.
D   F#   A
T   3ª   5ª
Inversão violão
Tocam-se as 4 primeiras cordas

Inversão cavaco
Obs: Como o cavaco é limitado para algumas coisas, os acordes D, D/F# e D/A podem ser esse mesmo desenho caso esteja sendo acompanhado por um violão ou baixo.

Como vimos em outra postagem os acordes recebem o nome pela nota mais grave, no exemplo do acorde D a nota mais grave é a nota D (Quarta corda solta no violão e no cavaquinho).

Já no exemplo D/F# a nota mais grave será a nota F#, será montado com as mesmas notas do acorde D, ou seja:

F#   A   D
5ª    3ª   T
Inversão violão 2
Nesse desenho, tocam-se todas as cordas!

Inversão violão 3
Nesse desenho, tocam-se as 4 primeiras cordas!

Inversão cavaco 2
Partindo da regra de montagem de acordes usando a nota mais grave como referência esse é o D/F#.

Obs: Quando a 3ª está no baixo dizemos que o acorde está na 1ª inversão.

A partir dessas 3 notas dá pra montar mais 1 acorde D/A (Ré com baixo em Lá).
A   D   F#
5ª   T   3ª
Inversão violão 4
Nesse desenho, tocam-se as 5 primeiras cordas

Inversão violão 5
Nesse desenho, tocam-se as 3 primeiras cordas

Inversão cavaco 3
Partindo da regra de montagem de acordes usando a nota mais grave como referência esse é o D/A

Obs: Quando a 5ª está no baixo dizemos que o acorde está na 2ª inversão.